O que é treino em circuito e quais são seus benefícios?

Publicado em 21.07.2023 |
Visualizações
15 visualizações

Algumas pessoas acabam enjoando dos exercícios com o passar do tempo, pois sempre ter um treino realizado do mesmo jeito pode ser monótono demais.

Com isso, geralmente, acontece uma certa desmotivação na hora de ir treinar, é por esse motivo que existem exercícios mais dinâmicos, como por exemplo, o treino em circuito.

Mas essa não é a única vantagem do treino em circuito, esse modelo de prática pode ser muito benéfico para a sua saúde física. Já que a modalidade envolve diversos tipos de exercícios que trabalham o corpo todo.

O treino em circuito costuma ser muito utilizado para objetivos específicos, como por exemplo, perda de peso, resistência e ganho muscular.

Então, se você tem alguns desses objetivos pode ser a hora de começar a pensar sobre esses exercícios.

Além disso, esse tipo de treino também serve para quem quer dar um gás especial, pode ser a escolha perfeita.

No nosso artigo temos todas as informações importantes sobre o assunto, continue a leitura e confira!

O que é treino em circuito?

agachamento no treino em circuito

Antes de falar mais sobre os benefícios dos treinos em circuito, vamos entender o que esta modalidade.

O treinamento de circuito se baseia em uma metodologia composta por exercícios variados que devem ser trabalhados de forma intercalada.

Para isso, existem as “estações “, cada estação conta com um tipo de exercício que pode ser controlado por número de repetições ou por tempo. Na execução são feitas pequenas pausas de descanso entre uma estação e outra.

A modalidade de treino foi criada no ano de 1953 por R. E. Morgan e G. T. Anderson, na Inglaterra.

Atualmente, esses treinos costumam trabalhar o condicionamento aeróbico e o treinamento de força e resistência, o que gera grande demanda metabólica.

É um modelo de treinamento que favorece o ganho de massa muscular, promove o fortalecimento cardiovascular e contribui para a diminuição do percentual de gordura corporal.

Sendo assim, é indicado para pessoas com sobrepeso, obesidade e doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Com a liberação médica qualquer um pode realizar este tipo de treino, seja jovem, adulto, ou idoso, o que pode mudar é a intensidade da aula.

O treino em circuito conta com séries de exercícios de alta intensidade e pequenos intervalos de descanso entre elas, o que ajuda na mobilização das gorduras como fonte de energia.

Pois, desta forma, vários hormônios auxiliam no mecanismo de utilização do tecido adiposo como fonte de energia.

O mecanismo é responsável por um maior consumo de oxigênio pós-exercício, fazendo com que o metabolismo fique acima dos níveis de repouso por mais tempo.

Todo esse processo tem como consequência o aumento do gasto calórico.

Mesmo com uma carga de alta intensidade, este tipo de treinamento funciona em populações especiais, como por exemplo, melhora a aptidão física dos idosos. O importante é respeitar o limite do próprio corpo.

Agora sim, podemos conhecer os benefícios do treino em circuito. Confira abaixo!

08 benefícios do treino em circuito

homem fazendo abdominais

Existem vários benefícios que o treino em circuito pode agregar na sua vida, separamos os mais populares. Venha dar uma olhadinha!

Aumento da resistência cardiovascular e muscular

O treinamento em circuito é feito com um tempo definido, ou seja, o seu corpo trabalha o mais rápido que pode para completar as séries de exercícios, com poucas pausas.

Sendo assim, a sua frequência cardíaca demora a voltar ao normal e se mantém elevada por um bom tempo.

Isso gera um gasto maior de energia e de VO2, que é o volume máximo de oxigênio que o corpo consome durante o exercício físico.

Todo esse processo aumenta a sua resistência cardiovascular e muscular.

Perda de peso

Como citamos anteriormente, o treino em circuito mobiliza as gorduras como fonte de energia. O que gera um gasto calórico bem maior e contribui para a perda de peso.

De acordo com pesquisas realizadas, o efeito de emagrecimento é mais comum nos praticantes que estavam com sobrepeso ou em algum nível de obesidade.

Então, se você tiver um peso considerado normal não é garantia que irá ter uma perda considerável.

É dinâmico e não leva muito tempo

Com o treino em circuito não existe tédio, pois os exercícios são variados e realizados de uma forma super dinâmica.

É perfeito para quem costuma enjoar de treinar, além disso, o treinamento não requer muito tempo. Afinal, são realizados diversos movimentos em um período de tempo relativamente curto.

É muito indicado para quem tem uma rotina corrida e precisa encaixar um tempinho para fazer atividades físicas.

Treina o corpo todo

No treinamento de circuito você se movimenta de forma diferente entre as estações, onde um novo exercício é introduzido.

Em apenas um treino é possível fazer agachamentos, supino, extensão de tríceps e abdominais, além de outros movimentos.

Sendo assim, mesmo treinando apenas alguns dias da semana, com o treino em circuito é possível exercitar a maioria dos principais grupos musculares.

Não exige equipamentos

Muitas vezes os treinos tradicionais exigem o uso de equipamentos e isso pode afastar algumas pessoas, pois não é muito prático em alguns casos.

Com o treino em circuito você pode usar apenas o peso do seu corpo. Por exemplo, agachamentos, flexões, abdominais, polichinelos, passadas e paralelas, são exercícios que não usam equipamentos.

Apenas com a execução correta se alcança força e frequência cardíaca. Também é possível realizar circuitos com instrumentos básicos, como as cordas de pular.

Pode ajudar na pressão arterial e no colesterol

É um exercício de alta intensidade, por isso tem um impacto na pressão arterial e no colesterol. O efeito foi comprovado por um estudo de pesquisadores na área da saúde.

Os exercícios de baixa intensidade não provam o mesmo resultado.

Melhora a aptidão anaeróbica

A aptidão anaeróbica se refere a capacidade do seu corpo em realizar exercícios que precisam de energia em curto tempo.

Por conta dos intervalos curtos e rápidos do treino em circuito, o corpo fica mais eficiente e com mais intensidade por um período de tempo.

Adiciona variedade no treino

Por último e não menos importante, além dos exercícios intercalados e a mudança de estações, no treino em circuito tudo acontece de forma muito rápida e por isso você não fica entediado.

Conclusão

Todas essas informações já mostram a capacidade do treino em circuito, talvez seja a sua deixa para encarar esse desafio novo.

E você pode contar com a Gorilla Muscle, aqui temos as melhores roupas fitness masculina e muita informação sobre saúde. Aproveite!

Cookies

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.