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Treino para hipertrofia: Dicas infalíveis para ficar gigante.

Publicado em 04.05.2022 |
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A hipertrofia muscular trata-se, basicamente, do aumento do tamanho e volume dos músculos como resultado da prática intensa de exercícios e levantamento de carga. Ou seja, é uma resposta do seu corpo perante a uma maior potência de exercícios físicos. Para atingi-lo, porém, é necessário realizar o processo da forma correta.

Assim, se você está treinando já há algum tempo, alimentando-se corretamente e, ainda assim, o shape está demorando para vir, este artigo é para você! Iremos compartilhar com você algumas dicas que irão te ajudar a atingir o nível máximo de hipertrofia para que você fique gigante. Veja a seguir! 

Dicas infalíveis para ficar gigante

1 - Aumente a intensidade dos seus treinos

Para atingir o nível ideal de hipertrofia, a fim de ficar grande, como você já deve imaginar, você deve aumentar a intensidade dos seus treinos e aproximar-se o máximo da falha em cada uma das repetições de suas séries.

É bom sempre respeitar o limite do seu corpo, claro, mas busque sempre aprimorar as suas técnicas e elevar o número de repetições e o peso das suas cargas no treino.

2 - Periodização

O grande segredo por trás da hipertrofia é, sem dúvida alguma, a periodização. Este processo consiste, basicamente, em planificar o seu sistema de treinamento, dividindo-o em períodos, de forma que você possa mesclar estímulos de força e resistência em seus treinos. 

A periodização se divide em três etapas básicas: macrociclo, mesociclo e microciclo e que consistem em direcionar seus treinos com diferentes estilos e cargas para estimular seus músculos a atingirem o objetivo desejado. 

Um exemplo disso é realizar, num dado período, treinos com cargas entre 4RM e 6RM, na segunda 15RM e 20RM e na terceira 10RM e 12RM. Nesse modelo de periodização, são utilizadas duas faixas de repetições diferentes para treinar os seus grupos musculares.

3 - Aumente o seu consumo de calorias 


Para ficar grande, você precisa, antes de mais nada, ingerir um número de calorias maior do que gasta, pois o processo para atingir o nível máximo de hipertrofia deve, obrigatoriamente, te fazer ganhar massa. 

E para ficar gigante, não adianta apenas treinar da maneira correta, você deve também buscar se alimentar adequadamente e de modo que atenda às necessidades calóricas que o seu corpo irá precisar durante os treinos.. 

É claro que consumir mais calorias não significa comer tudo que vê pela frente, porque isso pode te fazer ganhar apenas gordura. A dica aqui é sempre equilibrar, em todas as suas refeições, as proteínas, carboidratos e gorduras. 

4 - Evite o consumo de álcool 


O álcool e a hipertrofia definitivamente não andam juntos e se você busca alcançar o shape ideal, de uma vez por todas, deve evitar ao máximo o consumo de bebidas alcóolicas. 

A explicação para essa afirmação é bem simples: o álcool bloqueia a síntese de proteína em seu corpo, processo que é essencial para a construção e recuperação muscular e ainda causa desgaste e desidratação, o que atrapalha o processo de ganho de massa muscular. 

O álcool também contribui para a perda de vitaminas e minerais que são extremamente importantes no processo de hipertrofia. 

5 - O seu treino não pode tirar férias


Mesmo que esteja prestes a atingir seu objetivo, ou já tenha o atingido, você não deve deixar de treinar. Caso contrário irá perder, rapidamente, a massa muscular conquistada. 

Lembre-se que, para ficar gigante, você deve continuar, mesmo após atingir seus objetivos, na mesma rotina intensa de alimentação e treinos. 

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